BACALHAU COM CASTANHAS
Azeitonas pretas
Descongele as castanhas, dê uma fervura em água temperada com sal e erva-doce e escorra. Dê também uma fervura nas batatas. Coloque as postas de Bacalhau da Noruega dentro de um pirex, depois de bem escorridas ( reserve o leite em que esteve de molho ), com os dentes de alho cortados em rodelas, o azeite e um pouco de pimenta. Acrescente as batatas e as castanhas. Regue com um pouco do leite em que o Bacalhau da Noruega esteve de molho e sirva quando o bacalhau abrir lascas e as batatas e as castanhas estiverem douradas. Decore com as azeitonas e o raminho de salsa.
BACALHAU À BAIANA
1 garrafa (500ml) de leite de coco.
Rendimento: 4 porções
Refogar a posta de Bacalhau da Noruega no azeite português, azeite-de-dendê, tomate, cebola e pimentão. Após refogado o Bacalhau da Noruega, acrescentar o leite de coco e cozinhar. Acompanha arroz branco, farofa de dendê ou acaçá.
BACALHAU DE PASCOA LIGHT
Brócolis
Rendimento: 2 porções
Dessalgar o Bacalhau da Noruega, cortá-lo em porções quadradas e levar para aferventar até ficar macio. Escorrer. Cozinhar as batatas com casca, ligeiramente, descascá-las e cortá-las em fatias não muito finas. Cortar os pimentões em juliana (tiras finas). Serão usadas apenas para guarnição e enfeite. Lavar o brócolis, aferventá-lo por 1 minuto na água com sal, escorrer e colocá-lo imediatamente em uma tigela com água e gelo, para cortar o cozimento. Pincelar a superfície de cada porção do Bacalhau da Noruega com o ovo batido e salpicar com a farinha de rosca, levando em seguida ao forno para gratinar. Usar forno mais quente para que não cozinhe mais ao gratinar. MONTAGEM: Colocar no centro do prato onde será servido, algumas fatias de batata, em seguida a posta do Bacalhau da Noruega já gratinada, e ornamentar em volta com os raminhos do brócolis cortados a gosto, as tirinhas de pimentão, os tomatinhos e regar cuidadosamente com azeite.
BACALHAU DA NORUEGA COM FEIJÃO
Corte em pedaços as postas de Bacalhau da Noruega, coloque numa tigela e cubra com leite. Acrescente o suco de limão e 2 dentes de alho picados. Deixe de molho por 30 minutos. escorra o bacalhau e frite-o ligeiramente em metade do azeite. Acrescente na frigideira as cebolas cortadas em rodelas até ficarem transparentes. Tempere com sal e pimenta. Junte os pimentões em tiras e mexa bem. Misture o azeite restante em mostarda, o alho que sobrou, escaldado, as alcaparras e o coentro picados. Tempere com sal e vinagre. Reserve. Aqueça o feijão e coloque-o numa saladeira, sem o caldo. Ponha os pedaços de Bacalhau da Noruega e regue com o molho de alcaparras. Misture bem. Polvilhe com os ovos picados e sirva decorado com azeitonas.
BACALHAU DA NORUEGA GRATINADO
1 posta de Bacalhau da Noruega tipo Cod de 1/2kg aproximadamente
1 pimentão vermelho sem pele 100g de azeitonas pretas Batatas-inglesas, cortadas em nozetes ( com o lado menor do cortador ) Farinha de rosca e manteiga - para gratinar Salsa bem picadinha para salpicar sobre as batatas azeite de oliva extravirgem
Rendimento: 2 porções
Deixar o Bacalhau da Noruega de molho, durante 24 horas em água fria, trocando-a de tempo em tempo. Escorrer. Aferventar o tempo suficiente para que o Bacalhau da Noruega fique macio, sem desmanchar. escorrê-lo. Acertar a posta que vai ser utilizada, eliminando as eventuais espinhas e peles. Abrir as fibras da carne, na superfície, acompanhado o desenho natural delas, levantando-as ligeiramente nas bordas. Untá-las com pincel, passando mel ou claras, só para dar aderência à farinha de rosca que será salpicada nas bordas e nas laterais. Espalhar pequenos pedaços de manteiga em toda a superfície ( com pincel ou em pedacinhos ). Levar ao forno para dourar. Para servir, montar sobre rodelas de pimentão. Dourar as batatas na manteiga, rapidamente. Espalhá-las em torno do Bacalhau, enfeitando com azeitonas a gosto. Salpicar com a salsa picadinha e servir. Acompanha vinho tinto.
MOQUECA DE BACALHAU AO RIO MINHO
1 posta de lombo de Bacalhau da Noruega dessalgado (+ ou - 500g)
3 tomates picados sem pele e sem sementes 2 colheres de sopa de purê de tomate 2 colheres de sobremesa de azeite-de-dendê 1/2 xícara de leite de coco 2 ramos de coentro 3 dentes de alho 1 cebola média picada 1/2 xícara de cebola ralada 1 xícara de azeite de oliva extravirgem 1/2 xícara de olho de milho 4 xícaras de caldo da água do bacalhau da Noruega 1/2 xícara de creme de arroz 1 folha de louro Sal a gosto.
Rendimento: 2 porções
Cozinhar o Bacalhau da Noruega durante 15 minutos. Em uma panela de bom tamanho, misture o azeite extravirgem e o óleo de milho e , em seguida, refogue a cebola picada, os dentes de alho e os tomates picados. Espere alguns minutos e acrescente 2 xícaras do caldo da água na qual o Bacalhau da Noruega foi cozido, o azeite-de-dendê, os ramos de coentro, o louro e o purê de tomate. Deixe tudo ferver um pouco até que o caldo ganhe consistência. Só então, acrescente o leite de coco e coloque o Bacalhau da Noruega para cozinhar neste molho por alguns minutos. Em uma panela à parte, prepare o molho caça utilizando as outras duas xícaras do caldo da água do Bacalhau da Noruega e acrescentando o creme de arroz, a cebola ralada, 1 colher de café do azeite-de-dendê, 2 colheres do preparado anteriormente e sal a gosto. Misture tudo deixando cozinhar até ganhar uma consistência cremosa. Quando for servir, coloque o molho caça no fundo do prato, a posta de Bacalhau da Noruega no centro e, em seguida, derrame o molho por cima. Sirva com arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário